Recebeu uma chamada da Microsoft recentemente? Cuidado, é fraude!

 

Esquema fraudulento usa números de telefone para chegar às vítimas pedindo que estas façam alterações nos seus computadores.

 

Ligaram-lhe de um número desconhecido? Disseram-lhe que eram da Microsoft e notou um sotaque estranho ou a pessoa do outro lado da linha não falava sequer português? 

 

Trata-se de um esquema fraudulento que, sob pretexto de um alegado vírus, é-lhe pedido que faça alterações no seu computador, para "deste modo ficar mais protegido". No entanto, se fizer estas alterações fica à mercê de quem está do outro lado. 

 

Já desde 2019 que este tipo de ataque tem vindo a acontecer, nessa altura e em comunicado, o CNCS afirma que “tem-se vindo a notar um aumento de telefonemas fraudulentos em nome da empresa Microsoft” e através de falsos “funcionários” que tentam aceder a detalhes dos cartões de crédito e “incentivam as vítimas a instalarem programas maliciosos no seu computador “.

 

Objetivo: conseguirem aceder remotamente a dados sensíveis. A intenção, explica a nota divulgada, é roubar informações e conseguir codificar o conteúdo das máquinas, exigindo um resgate para que este seja desbloqueado.

 

“Se for vítima deste tipo de ataque, não deve dar resposta a este género de contacto e, muito menos, fornecer qualquer tipo de dado pessoal. É também recomendável que faça sempre queixa às autoridades competentes”, sublinha o CNCS.

Também sobre este assunto a Microsoft divulgou em comunicado:

"A Microsoft não contacta diretamente clientes particulares para diagnóstico de incidentes, pelo que qualquer abordagem em nome de alegados funcionários da organização serão falsos"